O guia definitivo, totalmente ilustrado e em capa dura, da tetralogia angélica Filhos do Éden: Universo Expandido explora, em textos, imagens e organogramas, o mundo fantástico retratado nos romances A Batalha do Apocalipse, Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida, Filhos do Éden: Anjos da Morte e Filhos do Éden: Paraíso Perdido.
Neste livro você vai encontrar: - Cronologia: os principais acontecimentos do universo, desde as Batalhas Primevas até o confronto do Armagedon. - Cenário: os planos de existência, as dimensões paralelas, as rotas cósmicas e os reinos além. - Castas: as ordens infernais e angélicas, bem como as suas estirpes. - Heróis e vilões: os personagens centrais da saga, revelando seus poderes, armas e feitiços. - Bestiário: os monstros e as criaturas presentes nos quatro livros, com estatísticas para jogos de RPG. - Fanfiction: conjunto de diretrizes para quem deseja escrever suas próprias histórias. - RPG: manual de regras para jogadores e mestres que pretendam ambientar seus jogos em meio a anjos, demônios e deuses.
Para os entusiastas da quadrologia Filhos do Éden aqui temos um prato cheio para se entreter e saber mais sobre o universo das obras.
Para quem ainda não conhece, clica nos links para ler as resenhas:
Agora, voltando a nossa resenha, acredito que esse livro seja ideal para quem já é fã do autor e das suas obras, pois passamos a conhecer mais sobre os cenários, a cronologia, os personagens, com seus dados para as fichas de RPG (Role-playing game: jogos de interpretação onde cada jogador representa um personagem e cria-se um ficha com as suas características e joga-se conforme o perfil escolhido com ajuda de dados de tabuleiro e um jogador é o mestre, responsável por desenvolver a história de acordo com as decisões tomadas pelos demais jogadores). Na internet você encontra muitas informações sobre RPG, deixo aqui a dica para ouvir um dos episódios do Nerdcast sobre o tema.
O livro é uma espécie de enciclopédia, então a sua leitura é um pouco diferente. Você pode inclusive ir pulando para as suas partes preferidas, pois os capítulos são independentes um do outro.
A obra é toda ilustrada pelo Andrés Ramos (com S mesmo) e é lindíssima, você fica boa parte do tempo admirando os detalhes. Eu tenho a primeira edição, de capa dura, que dá gosto de ficar admirando. :p Vocês hão de concordar que uma capa dura tem o seu valor, né.
Começamos a leitura com um guia para entender o processo e o que vamos ler adiante, referências à tetralogia angélica que deu origem ao livro e um glossário dos termos que serão citados no livro, que traz personagens conhecidos das escrituras bíblicas e mitologias, além dos agradecimentos.
O Capítulo 1 nos traz a cronologia desde a criação do universo ao fim do mundo. O que foi criado em cada um dos sete dias e o que aconteceu ao longo das eras do homem sobre a Terra.
O Capítulo 2 nos traz os cenários que permeiam as histórias, o tecido da realidade, o plano astral, o plano etéreo, tudo com muitas ilustrações. *.*
Nos Capítulos 3 e 4 conhecemos as catas dos anjos e as ordens satânicas e os personagens que conhecemos. Intrigante, não? Aqui a coisa fica séria, é cada ilustração poderosa, temos os personagens que já conhecemos representando as suas castas, com as características de cada uma e seu lugar na hierarquia angélica. O mesmo acontece com os seres demoníacos. Cada classe possui a sua ficha de RPG e logo mais você vai saber por quê.
O Capítulo 5 fala sobre magia e misticismo, explicando os diferentes tipos citados nas histórias. O Capítulo 6 traz mais personagens com o bestiário e suas fichas de RPG também. Depois de explorar todo o universo da história, os autores nos apresentam partes extras para diferentes tipos de fãs. No Capítulo 7, Eduardo explica o que são as fanfictions e apresenta dicas de como criar as suas próprias histórias, personagens e enredo.
Já no Capítulo 8, entramos na parte sobre RPG, os jogos que comentei no início da resenha. Com manual de regras para jogar nesse universo, informações e tabelas sobre personagens, equipamentos, ferramentas e um modelo de ficha para você criar o seu personagem. Ao final da obra, temos o making of para entendermos melhor a concepção e execução da obra.
Essa foi uma resenha diferente, porque esse livro é bem diferente do que costumamos ler com as histórias. Aqui temos a possibilidade de explorar um universo e no nosso tempo, na ordem que nos convém e nos temas de nosso interesse. Não vai jogar RPG? Pula as fichas dos personagens e esse capítulo. Não quer escrever uma fanfinc? Tudo bem. Como comentei antes, tem conteúdos para diferentes tipos de leitores da tetralogia angélica e para quem quiser entrar nesse mundo também.
Uma obra rica em todos os detalhes, texto, imagens, apresentação. Recomendo sempre todas as obras do Eduardo Spohr e essa, com certeza, está na lista.
Você já leu alguma obra do autor? O que achou? Deixa tua opinião nos comentários.
No livro você encontra mais sobre os autores, então fica aqui um breve resumo.
Eduardo Spohr
Eduardo Spohr nasceu em 1976, no Rio de Janeiro. Filho de um piloto de aviões e uma comissária de bordo, teve a oportunidade de viajar pelo mundo, conhecendo culturas e povos diferentes. A paixão pela literatura e o fascínio pelo estudo da história o levaram a cursar comunicação social. Começou a trabalhar em agências de publicidade, mas acabou, gradualmente, migrando para o jornalismo. Formou-se pela PUC-Rio em 2001 e se especializou em mídias digitais. Trabalhou como repórter no Cadê Notícias, StarMedia e iG, como analista de conteúdo do iBest e depois como editor do portal Click 21. Participante regular do NerdCast, o podcast do site Jovem Nerd, é consultor de roteiro e ministra o curso “Estrutura literária: a jornada do herói no cinema e na literatura”, nas Faculdade Hélio Alonso (Facha), do Rio de Janeiro.
Fonte: Editora Record.
Andrés Ramos
Nasceu em 1977 em Bogotá, veio para o Brasil com um mês de idade. O desenho parecer ter sido a sua primeira forma de expressão, uma atividade que o acompanharia por toda a vida. Diferentemente de muitos ilustradores infantis, que abandonam a prática na adolescência, ele investiria, nos anos vindouros, em cursos, palestras e workshops, o que o ajudaria a aprimorar a sua técnica e a melhorar seu traço. Em 1999, ele conseguiu emprego como webdesigner na TVE, cargo que acabou largando oito anos depois para se dedicar unicamente à ilustração.
Fonte: Filhos do Éden: Universo Expandido
Filhos do Éden – Universo Expandido - Eduardo Spohr e Andrés Ramos – 256 páginas - Editora Verus
Clique aqui para comprar esse livro.
Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clica aqui e te cadastra.