Neste livro você encontrará muitas ideias e pensamentos, em forma de manuais, que Paulo Coelho já compilou através de sua vasta experiência como escritor de renome internacional além de, ver refletidas as diversas situações e desafios diários que, com criatividade característica, Paulo Coelho consegue desmistificar e fornecer uma perspectiva atual e inovadora.
Paulo Coelho é sempre uma leitura que faz a gente refletir sobre a vida, o universo e tudo mais, não péra, esse é outro livro. Mas se formos pensar direitinho, é bem assim mesmo.
Cada vez que leio um livro do Paulo Coelho, algo em mim se transforma, seja a forma de ver algum campo da minha vida, seja para repensar em atitudes ou sentimentos.
Em O livro dos manuais, o autor traz um compilado de listas com dicas para solucionar diferentes soluções e dilemas da vida. Algumas são vindas dele mesmo e outras possuem diferentes origens.
Aqui tem a lista dos manuais que você encontra na obra:
- Convenção dos Feridos por Amor
- O Guerreiro da Luz e a sua Busca
- Estatutos do Século XXI
- Manual da Arte da Espada
- Manual para Conservar Caminhos
- Manual de Argumentos para amar o sexo masculino
- Manual para homens entenderem o comportamento feminino
- Manual de Julia Explicando porque os homens amam as mulheres
- A crise profissional e suas armadilhas
- Manual para viajar de verdade, e não apenas contar para os amigos que conhece outros países
- Os dez passos da busca espiritual segundo a tradição
- Manual para lidar com o tempo
- O guerreiro da luz e a renúncia
- Carlos Castañeda e a linhagem sagrada
- Manual para ser aceito na sociedade como uma pessoa normal
- Manual para subir montanhas
Algumas das listas/manuais são bem interessantes e fazem a gente refletir, sobre coisas que achamos às vezes tão normais e não são bem assim, como o manual para ser aceito na sociedade.
Os textos de cada lista são bem curtinhos e de fácil leitura e entendimento, alguns talvez já perderam um pouco o timing, falando de coisas que às vezes já não fazem mais tanto sentido para nós, como textos sobre o comportamento feminino e masculino. Esses me incomodaram um pouco, para não dizer bastante, pois tem a romantização de umas situações que não são nada assim. Entendo que há uns anos atrás mesmo, todo mundo achava meio normal colocar homens e mulheres em “caixinhas”, né. Então esses textos particularmente eu não recomendo.
Mas a obra tem outros bem especiais, como crises profissionais, amor e o tempo. Coisas que nos enchem de preocupações.
“O tempo não é uma medida: mas uma qualidade. Quando olhamos o passado, não estamos voltando uma fita, mas relembrando uma dádiva de nossa passagem sobre a terra.”
Você já leu esse livro, o que achou?
Nascido em 1947, no Rio de Janeiro, Paulo Coelho atuou como dramaturgo, jornalista e compositor, antes de se dedicar à literatura. É considerado um fenômeno literário, com sua obra publicada em mais de 170 países e traduzida para 84 idiomas. Juntos, seus livros já venderam 230 milhões de exemplares em todo o mundo.
Fonte: Amazon
Outras resenhas sobre Paulo Coelho:
Na margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei
O Livro dos Manuais - Paulo Coelho - 111 páginas - distribuição BR Malls
Você já leu essa obra? Comenta aqui com a gente o que você achou.