Agora eu entendo quando as pessoas falam sobre livros que mudam as suas vidas e sua forma de ver o mundo.
O livro O Alquimista, do autor Paulo Coelho, é uma dessas obras. Gosto muito de livros, filmes e criações que nos fazem pensar sobre a nossa forma de ver o mundo e mostram diferentes significados para as coisas da nossa vida, pois a gente passa a maior parte do tempo buscando um propósito para a nossa existência, não é verdade?
De leitura leve e simples, a obra trata da jornada do personagem principal em busca de um tesouro que ele descobre ser a sua Lenda Pessoal ou a nossa famosa, missão. É muito interessante acompanhar a jornada do rapaz e descobrir com ele quais são os nossos tesouros e tudo o que a vida nos presenteia durante o nosso caminho.
Tudo começa com um sonho que se repete, uma consulta com uma cigana e um encontro com um rei. Quando o rapaz aceita seguir a sua jornada, vamos nos vendo na sua pele, dificuldades, percalços e situações que não vemos nenhuma possibilidade de saída e vamos aprendendo com ele, como seguir em frente e de onde tirar forças para não desistir.
O autor fala muito sobre ouvir o próprio coração, que essa é a chave para descobrirmos se estamos no caminho certo e qual é esse caminho. Percebemos a importância das pessoas que cruzam a nossa estrada e até das coisas ruins que nos acontecem (pelo menos que parecem ser ruins assim logo de cara). Amei entender e compreender a importância que irmos atrás dos nossos sonhos tem e como realmente já vi isso acontecer, quando você deseja algo de todo o coração, tudo conspira para que isso se realize.
A obra é excelente para aqueles momentos em que nos sentimos perdidos e muitas lições e conselhos podem ser aproveitados, não só pelo rapaz (que não tem nome mesmo), mas pela gente.
O Alquimista - Paulo Coelho - 188 páginas - Editora Rocco
Clique aqui para comprar esse livro.
Quer ficar por dentro de todas as resenhas do Prateleira? Clica aqui e te cadastra.