Gosta de vídeo game? Gosta de ler? Gosta dos dois?
Então este espaço é para você! \\\\o////
Toda a segunda quarta-feira de cada mês #complexo.
Nosso amigo Carlos Roese, como um bom gamer, vai passar para vocês as suas impressões sobre games que foram adaptados para a literatura e vice-versa.
O game de estreia é o World of Warcraft. Conhece? Já jogou? Segue o baile (e a leitura) e deixa a tua opinião!
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World of Warcraft é um jogo para PC criado em 2004 pela grande empresa e amigona dos gamers Blizzard Entertainment, do segmento de MMORPG (Massively ou Massive Multiplayer Online Role-Playing Game ou Multi massive online Role-Playing Game, que no português é um jogo de interpretação de personagens online e em massa para múltiplos jogadores)....pausa pra respirar......que rapidamente fez muito sucesso no mundo todo. O jogo se passa no incrível mundo de Azeroth onde você pode criar o seu personagem escolhendo uma das diversas raças como: humanos, orcs, elfos, além de uma classe como, guerreiro, mago, druida e xamã. Dependendo da raça escolhida, o personagem será de uma das 2 facções do jogo, são elas Orda (os malvados) e Aliança (os bonzinhos), eu particularmente sempre fui mais do lado negro hehehehe (liga a voz do Darth Vader :P).
Como os estilo do jogo já diz, esse é um jogo multiplayer. Resumidamente você e seus amigos descobrem lugares, completam missões e ganham recompensas como ouro, equipamentos mágicos, além de realizarem passeios em dragões gigantescos.
O sucesso do game foi tanto que possui diversas adaptações para outras mídias como livros e quadrinhos. Aqui vamos falar um pouquinho de cada um deles para que você fique louco para ir correndo primeira livraria hehe.
Do começo
Os primeiros livros lançados da série não foram publicados no Brasil e falam a respeito de alguns personagens da trama da história do jogo nos anos de 2001 a 2002. Nessa época a Blizzard já preparava nossas mentes para o lançamento do jogo já quase finalizado. Um tempo depois, a trilogia “War of the Ancients” que retrata a história como um todo desde a época que o jogo era apenas chamado de Warcraft, um jogo de estratégia do mesmo segmento de Age of Empires (para quem não conhece logo teremos resenha a respeito deste game aqui, fica ligado), assim como os primeiros livros estes também não foram publicados no Brasil, são eles:
- The Well of Eternity (2004)
- The Demon Soul (2004)
- The Sundering (2005)
Lançamentos no Brasil
O primeiro livro lançado no Brasil foi o “World of Warcraft: Marés da Guerra” em 2012. Ele conta a história da maga humana Jaina Proudmore (para quem joga HearthStone - Heroes of Warcraft lembra dela) na qual ela precisa segurar as pontas da Horda e Aliança e manter a ordem em Azeroth. Publicado pela editora Galera Record, o livro possui 350 páginas e custa em torno de R$38,00.
Em 2013 é lançado o “World of Wacraft: Sombras da Horda”, livro que retrata a história de Vol’Jin, troll e chefe guerreiro da Horda deixado a beira da morte por assassinos do Chefe Guerreiro Garrosh. Com diversas reviravoltas Vol’Jin precisa decidir entre salvar seu povo ou condená-lo a definhar sob o calcanhar de Garrosh. Publicado pela mesma editora do anterior Galera Record, o livro possui 294 páginas e custa R$35,00.
Também no ano de 2013, chega as prateleiras o “World of Warcraft A Ruptura: Prelúdio de Cataclismo” livro que trata a história de Thrall, Chefe Guerreiro da Horda e sensível xamã.
Os espíritos elementais relacionados à terra, ao ar, à água e ao fogo estão confusos. Há secas, tempestades, enchentes e terremotos afetando todos e desestabilizando ainda mais a paz entre a Aliança e a Horda. Numa época em que os elfos noturnos estão mais hostis aos orcs, Thrall começa a ter visões e precisa descobrir o que há de errado com os espíritos elementais, que culminaria na invasão do dragão Deathwing e toda a desgraça que ele iria trazer a Azeroth, como terremotos, secas, enchentes e outras desgraças naturais. Publicado pela Galera Record, o livro possui 335 páginas e custa R$38,00.
Em seguida temos “World of Warcraft: Alvorada dos Aspectos”, o livro conta duas histórias simultaneamente: mostra como os Aspectos Dragônicos se tornaram Aspectos e como Kalecgos e os demais Aspectos lidaram com a perda dos seus poderes após o Cataclismo – e a aparente falta de propósito de existência das revoadas. As duas histórias se entrelaçam, de forma que a revisão do passado pode ajudar na definição do futuro. Originalmente, ele é dividido em cinco partes, mas a edição física que lançada aqui é integral. Publicado pela Record, o livro possui 335 páginas e custa R$38,00.
Quadrinhos e Mangás
Além dos livros, a série ganhou versões em quadrinhos do estilo mangá japonês muito famosos no mundo inteiro. Os mais populares foram publicados no Brasil a alguns anos, como uma mini série publicada em 2010 que conta a história de Lo’Gosh, também conhecido como o rei Varian Wrynn anos mais tarde, uma das figuras mais importantes para a saga do jogo. Publicado pela Editora Panini o livro possui 178 páginas e custa R$8,00.
Nos mangás tivemos algumas publicações, algumas delas inclusive desenhadas por brasileiros. Uma saga em três pequenos livros que se passa um pouco antes da história do jogo que utiliza apenas o nome Warcraft conhecida como “Trilogia da Fonte do Sol”. Os três volumes foram escritos pelo norte-americano Richard Knaak (responsável por novelizações como Dragonlance, Diablo e pela adaptação dos quadrinhos de Ragnarok para o inglês) e ilustrados pelo quadrinista coreano Jae-Hwan Kim (do best-seller King of Hell).
Como todos os livros, gibis e mangás lançados contam histórias que se passam antes, durante e depois da época do jogo, nada melhor do que jogar acompanhar os acontecimentos virando parte da história. E ai ficou com vontade de comprar todos?